Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Os melhores restaurantes da América Latina

30/10/2018
O restaurante carioca Oteque é uma das novidades brasileiras na lista, ocupando o 33º lugar
Pelo segundo ano consecutivo, o peruano Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, ocupa o topo da lista

A sexta edição do prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants, que elege os 50 melhores restaurantes da América Latina, aconteceu na noite da última terça-feira, 30, em Bogotá, Colômbia. A lista é uma das mais prestigiadas do mundo e é sempre aguardada com ansiedade. 

Pelo segundo ano consecutivo, o restaurante peruano Maido, comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura, ocupou o topo da lista, seguido pelo também peruano Central (que também repete a colocação de 2017) e pelo mexicano Pujol. 

Desde 2013, quando o prêmio passou a ser concedido também por continentes, o Brasil sempre marcou presença na lista. Nesta edição não foi diferente, com nove restaurantes entre os 50 melhores.

O D.O.M. do chef Alex Atala continua como o melhor brasileiro, ocupando o 5º lugar na lista (em 2017 fo o 3º). Os outros brasileiros são A Casa do Porco em 7º, Maní, da chef Helena Rizzo (12º), Lasai (26º), Olympe (27º), Oteque (33º), Mocotó (45º), Oro (49º) e Tuju (50º). 

Nos prêmios especiais, destaque para o novo Sustainable Restaurant Award entregue ao restaurante chileno Boragó pelas melhores práticas da redução do desperdício, bem-estar dos funcionários e programas de desenvolvimento social.

 

Os 50 melhores restaurantes da América Latina:

 

1. Maido, Lima (Peru)
O Maido faz uma combinação perfeita da culinária japonesa tradicional e da cozinha "nikkei". O consagrado chef Mitsuharu Tsumura é o proprietário e comanda a cozinha do restaurante, que serve desde sushis e sashimis frescos e irretocáveis, até pratos ousados, que incorporam ingredientes peruanos tratados com a polida técnica japonesa.
 

2. Central, Lima (Peru) 
Comandado pelo jovem e talentoso chef Virgilio Martinez, o Central fica em uma rua escondida do charmoso bairro de Miraflores. O restaurante é sempre lembrado nas principais listas de melhores restaurantes do mundo. O salão banhado com muita luz natural tem vista para a cozinha aberta, de onde saem pratos autênticos da cozinha peruana. Com ingredientes amazônicos e indígenas, vegetais orgânicos e técnicas elaboradas, o menu impressiona até os paladares mais refinados. O menu degustação - com oito pratos preparados à perfeição - é a melhor pedida da casa.
 

3. Pujol, Cidade do México (México) 
Com um ambiente elegante e discreto, o restaurante Pujol está listado entre os 50 melhores restaurantes do mundo pela revista britânica Restaurant. Culinária mexicana que utiliza ingredientes e técnicas tradicionais com a finalidade de criar pratos inteiramente originais. Excelente carta de vinhos.

 

4. Boragó, Santiago (Chile)
Em um casamento perfeito entre a gastronomia endêmica, baseada em elementos da terra e ingredientes orgânicos, e a cozinha molecular, que usa, entre outros elementos, o nitrogênio para modificar a textura dos alimentos, o Boragó oferece uma experiência gastronômica única e inesquecível. Apesar de contar com um cardápio a la carte, a melhor opção é o menu-degustação de 8 pratos harmonizados com vinhos ou sucos. Já no momento da reserva, a hostess busca saber os gostos dos clientes, e uma segunda visita deve ser notificada, assim os chefs elaboram pratos diferentes. Cada chef é responsável por um prato e todos são apresentados aos visitantes por eles mesmos.

 

5. D.O.M, São Paulo (Brasil) 
Nas mãos do chef Alex Atala, o restaurante D.O.M. garantiu seu lugar dentre as diversas opções da cidade de São Paulo. Os sabores brasileiríssimos em interpretações contemporâneas criadas pelo chef são responsáveis por difundir ingredientes como jambu, tucupi e açaí. Para o almoço, há opção, além do menu degustação, de almoço executivo com generosas porções de pratos locais como arroz, feijão e couve refogada.

 

6. Don Julio, Buenos Aires (Argentina) 
7. A Casa do Porco, São Paulo (Brasil) 
8. Astrid y Gastón, Lima (Peru) 
9. Quintonil, Cidade do México (México)
10. Leo, Bogotá (Colômbia) 
11. Tegui, Buenos Aires (Argentina)
12. Maní, São Paulo (Brasil) 
13. Isolina, Lima (Peru)
14. Sud 777, Cidade do México (México)
15. Villanos en Bermudas, Bogotá (Colômbia)
16. Rafael, Lima (Peru) 
17. La Mar, Lima (Peru)
18. Mishiguene, Buenos Aires (Argentina) 
19. Chila, Buenos Aires (Argentina)
20. Máximo Bistrot, Cidade do México (México)
21. El Chato, Bogotá (Colômbia)
22. Parador La Huella, José Ignácio (Uruguai) 
23. Harry Sasson, Bogotá (Colômbia)
24. Ambrosia, Santiago (Chile)
25. Osso Carniceria y Salumeria, Lima (Peru)
26. Lasai, Rio de Janeiro (Brasil) 
27. Olympe, Rio de Janeiro (Brasil) 
28. 99, Santiago (Chile)
29. Maito, Cidade do Panamá (Panamá)
30. Pangea, Monterrey (México) 
31. Alcalde, Guadalajara (México)
32. Elena, Buenos Aires (Argentina) 
33. Oteque, Rio de Janeiro (Brasil) 
34. Le Chique, Cancún (México)
35. Corazón de Tierra, Valle De Guadalupe (México) 
36. El Baqueano, Buenos Aires (Argentina)
37. Nicos, Cidade do México (México)
38. Gran Dabbang, Buenos Aires (Argentina) 
39. Malabar, Lima (Peru)
40. La Docena, Guadalajara (México) 
41. Rosetta, Cidade do México (México) 
42. Aramburu, Buenos Aires (Argentina)
43. 040, Santiago (Chile)
44. Proper, Buenos Aires (Argentina)
45. Mocotó, São Paulo (Brasil)
46. Narda Comedor, Buenos Aires (Argentina)
47. Osaka, Santiago (Chile)
48. Amaz, Lima (Peru)
49. Oro, Rio de Janeiro (Brasil) 
50. Tuju, São Paulo (Brasil

O Maido é também considerado um dos 10 melhores restaurantes do mundo
0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.